25 dezembro 2010

Crianças podem acabar com dor de barriga usando imaginação, diz estudo

ILUSTRAÇÃO: criança voando num lápis em formato de avião em meio a cenários de aprendizagem e imaginação
Ilustração: O mundo da imaginação | PepiArt

 

Pesquisa americana diz que CD de relaxamento reduziu dor abdominal em 73% dos pacientes.

 

Introdução

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos indica que crianças podem aprender a usar a imaginação para lidar com dores abdominais frequentes.

A pesquisa usou um CD de relaxamento pedindo que as crianças se imaginassem “flutuando em nuvens” ou pensassem em um objeto brilhante “que se derreteria em sua mão e então espalharia calor e luz em sua barriga impedindo qualquer irritação na região”. A técnica teria levado à uma melhora impressionante dos sintomas.

Ao todo, 30 crianças entre 6 e 15 anos participaram do estudo publicado na revista especializada Pediatrics.

A metade delas ouviu diariamente por 8 semanas um CD com sessões de 20 minutos de “imagens guiadas” — uma técnica que estimula o paciente a imaginar coisas que podem reduzir a dor. A outra metade usou tratamentos convencionais.

Entre as crianças que usaram o CD, 73,3% disseram que a dor abdominal diminuiu pela metade ou mais ao fim do tratamento, comparado com 26,7% do grupo que usou o tratamento tradicional.

 

Imaginação fértil

Em dois terços das crianças, a melhora ainda era aparente seis meses depois. Segundo os especialistas, a técnica de “imagens guiadas” funciona particularmente bem em crianças porque elas têm imaginação fértil.

O CD foi usado porque os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte e do Centro Médico da Universidade Duke não contavam com terapeutas em número suficiente. Ainda não está claro exatamente como o tratamento funciona, mas estudos mostraram que o resultado se deve em parte à redução da ansiedade, mas também tem um efeito direto na resposta contra a dor.

“Tratamentos auto-administrados são, obviamente, muito baratos e podem ser usados como complemento a outros tratamentos, o que potencialmente abre portas para melhorar os resultados para muitas crianças sofrendo com dores de estômago frequentes”, disse a líder do estudo, Miranda van Tilburg.

 

Hipnose

Pesquisas anteriores já haviam indicado que a hipnose é um tratamento eficaz contra uma série de doenças, incluindo vários tipos de manifestações gastro-intestinais crônicas.

O gastroenterologista David Candy, dos Western Sussex Hospitals, disse ter usado hipnose em um pequeno grupo de crianças com dor abdominal intensa e teve 100% de sucesso.

Ele disse agora estar interessado em usar a técnica de “imagens guiadas” para verificar se os resultados do estudo americano podem ser repetidos.

Estimativas indicam que dor de estômago crônica sem causa aparente afeta uma em cada cinco crianças.

“Há uma escassez de informação sobre como lidar com crianças que sofrem de dor abdominal e este é um problema muito comum, que impede as crianças de irem à escola”, disse Candy.

 

Originalmente publicado pelo jornal Estadão.

 


Atualizado em 2016/02/13